• Admin

Yoga e Ayurveda



Enquanto muitos vêem a ioga como uma maneira mais suave de se exercitar, a maioria dos praticantes de longa data percebe que a ioga não é apenas física - ela também cria equilíbrio em mente, emoções e consciência. E eles estão começando a perceber que o yoga compartilha a mesma origem e objetivo que o ayurveda , o tradicional sistema védico de assistência à saúde.

Mesma origem e mesmo objetivo. Ambos yoga e ayurveda são originais da tradição Védica na Índia., e ambos buscam chegar ao mesmo objetivo: melhorar a saúde.


Um verso do Yoga Sutra , yogas chitta vritti nirodhaha , descreve o yoga como o estado da mente. Ele compara isso a um verso de um texto ayurvédico, svasmin dishati iti svasthah , que afirma que aquele que permanece sempre unido ao Eu é uma pessoa saudável. Esses versos mostram que tanto o yoga quanto o ayurveda têm o mesmo objetivo, que é alcançar a união com o Self, o estado mais estável da mente.


Outros versos dos textos ayurvédicos também apontam para esse estado de auto-referência da mente como a base da saúde. Um verso do Sushruta Samhita , por exemplo, diz: "Ele (ela) cujos doshas estão em equilíbrio, cujo apetite é bom, cujo dhatus está funcionando normalmente, cujos malas estão em equilíbrio e cujo Self, mente e sentidos permanecem cheios de felicidade , é chamado de pessoa saudável.

Então, novamente, este versículo aponta que a experiência do estado de felicidade auto-referência é uma parte essencial da definição de saúde no Ayurveda.


Unidade da Mente, Corpo e Consciência


Yoga significa literalmente "união" ou "juntar-se" em sânscrito. Tem a mesma raiz que dá origem à palavra inglesa "yoke", como "to yoke together", e refere-se à união do corpo, mente e alma. O Yoga ajuda a mente a se tornar mais forte, conectando a mente com o Eu, o Atma .


Esta experiência de unidade é também o objetivo do Ayurveda. Por exemplo, a palavra ayurveda é derivada da palavra sânscrita ayu . Enquanto um significado comum de ayu é "vida" ou "vida útil", e assim ayurveda é "a ciência da vida e da longevidade", outro significado de ayu é mencionado no Charaka Samhita (um antigo texto ayurvédico) -sharirendriya sattvatma sanyogo . . . Ayu .

Este verso define ayu como o estado em que o corpo físico, os sentidos, a mente e a alma são integrados. Então você vê que se você está falando de yoga ou ayu, é um estado de unidade - ou integração completa da mente, corpo e consciência - que é o objetivo.


Yoga faz parte do Ayurveda


Yoga é mencionado em textos ayurvédicos, como o Charaka Samhita. O Yoga é importante para dissolver o estresse físico e acalmar a mente antes da meditação, e é fundamental para a rotina ayurvédica (dinacharya). É o exercício ayurvédico ideal, porque rejuvenesce o corpo, melhora a digestão e elimina o stress.

O Yoga equilibra todos os três doshas e poses diferentes têm efeitos diferentes. Posturas de flexão para frente esfriam o dosha pitta.Torções são boas para kapha porque estimulam a digestão. As curvas para trás são aquecedoras e, portanto, balanceadas para os tipos vata, desde que a pessoa tenha força para fazê-las. Posturas de yoga tonificam todas as áreas do corpo e limpam os órgãos internos das toxinas, que é um dos objetivos do ayurveda.


Ayurveda faz parte do Yoga


Ao mesmo tempo, os praticantes de ioga podem se beneficiar da rotina diária ayurvédica como parte de sua prática de yoga. Por exemplo, abhyanga (massagem ayurvédica) ajuda a eliminar toxinas do corpo e relaxa os músculos para a prática de yoga.

O conhecimento de Ayurveda fornece um tremendo apoio à prática de yoga. Sem uma base no conhecimento ayurvédico, o hatha yoga corre o risco de se tornar apenas um exercício físico puro. O Yoga visa limpar os nadis , ou canais, com diferentes posturas. Mas tentar fazer isso sem usar os princípios ayurvédicos para remover ama (impurezas digestivas) é como pular em uma perna. É por isso que as escolas tradicionais de yoga sempre ensinaram princípios ayurvédicos, assim como asanas, porque os dois são interdependentes.


Se alguém está frequentando uma aula de ioga regularmente, ele ou ela está começando a desalojar ama no corpo. Mas se eles ainda estão mantendo um estilo de vida e dieta que criam ama, tudo o que eles estão realmente fazendo é mexer em suas lamas. O praticante de yoga precisa saber como se desintoxicar através das práticas dietéticas, de estilo de vida e purificação do Ayurveda.

18 visualizações
SOBRE NÓS

Casa que acolhe todos os que buscam aprofundar-se no Yoga e no Ayurveda para a sua saúde e bem-estar.

LOCALIZAÇÃO

(16) 99148 4276 (whatsapp)

Rua José Zorzenon, 473

Ribeirão Preto/SP - Brasil

casadeshiva@hotmail.com

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Spotify Ícone
  • Grey SoundCloud Ícone